Em que medida a política de assistência social pode significar uma ampliação do conteúdo da seguridade social brasileira?

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Políticas públicas: debate conceitual.
            Nas discussões conceituais sobre política social como política e direito de cidadania, Potyara (2008), atenta para a origem do termo política, como ações do Estado, face as demandas e necessidades sociais da sociedade, que convive entre diferenças e diferentes interesses, que necessita organizar-se politicamente para atingir objetivos comuns.
Para isso em meio a conflitos, historicamente existem duas formas de regulação social: A coerção, antidemocrática e opressora é utilizada por ditaduras e Estados restritos, é o esgotamento da política. E a política como aparelho de diálogo e entendimento entre as partes conflitantes, utilizada nas democracias ou nos Estados ampliados.
       A política tem relação velado com o poder, enquanto a política pública conglomera a política social ou é como se fosse uma ampliação de seu tecido; ao pensar a contradição do Estado e dos interesses da sociedade, pensa-se que a política pública que não é só do Estado visto que a sociedade também exerce papel ativo e decisivo; e o termo público é muito maior que o termo estatal, não podendo fazer referência como sinônimo de política pública. Por tratar de uma ação conjunta não única do Estado, a sociedade se faz presente, ganhando representatividade, poder de decisões e condições de exercer o controle sobre a sua própria reprodução e sobre os atos e decisões do governo.
Ao pensar a política social como os expressados em marcos históricos de lutas e resistência materializados no século XX com o surgimento dos direitos econômicos, sociais e culturais configurando os direitos social referenciados no princípio da igualdade, tendo como como instituição gerenciadora o Estado de bem estar, e a política pública é a ação deliberada em conjunto para garantir esses direitos do coletivo não do individual, não caracterizando apenas o Estado tampouco agregando social que lhe demanda atenção, mas pelo fato de significar um conjunto de decisões e ações que resulta ao mesmo tempo de influência do Estado.
Além disso, política não significa só ação de poder exclusivo do Estado em razão do poder coercitivo do Estado, é delegado pela sociedade e deve ser controlada pela mesma isso se chama controle democrático dos cidadãos sobre o Estado, assim se trata a política, uma forma de resolver conflitos e ter ganho nesta relação de convívio neste cenário dialeticamente contraditório exprimindo o interesse do que é justo sendo ela positiva.      
A autora coloca que é por isso que se diz que a política é uma arena de conflitos de interesses ligada ao poder, desta forma a política compõe-se de atividades formais como as regras estabelecidas e informais exemplo as negociações, dialogo com as confabulações etc. com o intuito de solução sem utilização de força e violência nos assuntos públicos.
Além disso, política pública não significa só ação. Pode ser também não-ação internacional de uma autoridade pública frente a um problema ou responsabilidade de sua competência. Daí a sucinta definição de Thomas Day (1972): política pública é o que o governo escolhe ou não fazer. (PEREIRA, 2008, p.97).

            As políticas públicas, para além de se preocupar com a provisão financeira deve se atentar para a defesa dos direitos humanos, à autonomia, á informação, à convivência familiar e comunitária.
A autora reflete alegoricamente para tornar mais didática a identificação das políticas públicas com os direitos sociais. “em vez de dar o peixe deve-se dar a cana (vara de pescar)” citando erradamente um pensamento chinês. Apontando que o erro está em colocar como alternativas duas necessidades, que são complementares. É preciso dar o peixe e a cana (ensinar como pescar).
Para isso as políticas públicas com os direitos sociais, se classificam como como direitos de cidadania segundo Pisón (1998). Geralmente classificadas em gerações de acordo com a cronologia de seu reconhecimento e visibilidade: 1ª (Vida, liberdade individual e dos direitos civis); 2ª (Liberdade dos direitos políticos); 3ª (combinação da liberdade com a igualdade, visando satisfazer as necessidades básicas, com isso a instituição dos direitos sociais) e finalmente devido a exigências contravertidas que afetam toda a humanidade devido os avanços tecnológicos, à mundialização, requerendo a solidariedade e fraternidade, propiciando a instituição dos direitos difusos.
            Apesar de vários analistas afirmarem que os direitos difusos são extinções dos direitos sociais no mundo tecnologicamente avançado e globalizado, esses direitos materializam a intenção de transformação global requerendo solidariedade e fraternidade, sentimentos indispensáveis entre os povos.
Tais direitos provocaram as tenções entre os liberais e social-democratas, notoriamente os direitos sociais, dependem de recursos para sua efetivação, impõe às políticas públicas que as concretize, no entanto, dever ser percebida pelo Estado como estratégia para além de direitos como postulação normativa e sim na notoriedade do que diz Max e Engels.
que o livre desenvolvimento de cada um seja a condição do livre desenvolvimento de todos. (Max e Engels, 1988, p.87).

2 A gestão pública democrática
      Nas últimas décadas do século XX, particularmente no Brasil devido o avanço da democratização, a diferenciação social e a progressiva valorização da democracia participativa. Contemplamos a ideia de participação no campo da gestão pública. Do principal a gestão participativa colabora com o Estado no que se refere à dinâmica social de forma competente, democrática visando a emancipação de comunidades.
No entanto com o status adquirido pela gestão pública que tem significado mais abrangente do que um mudança política e teórico-ideológica; nos últimos anos tem crescido a insatisfação social com a gestão pública, principalmente por conta da ineficiência, escassez de recursos ou falta de recursos humanos de alguns serviços público, outra parte das reclamações partem da campanha contra o Estado, que incentiva a desvalorização das coisas públicas e incentiva a livre-iniciativa mercantil, trazendo desconfiança dos bens e recursos ofertados.
O processo da evolução tecnológica e os ritos burocráticos também forma vistos negativamente uma vez que a lentidão dos processos, não acompanham o ritmo de vida das pessoas por isso tanto a gestão empresarial quanto a gestão do setor público recorrem as inovações tecnológicas para governar.
Nogueira (2014), afirma que atualmente os governos operam por quatro grandes fontes de pressões que apresentam demandas reivindicatórias e seus interesses, com base na figura abaixo que está sendo cortada em duas linhas diagonais fatiando em quatro triângulos de força. Sendo que umas das combinações possíveis está dada pelas articulações entre o mercado (triângulo 3); e o transnacional (triângulo 1); outros pela articulação entre a sociedade civil (triângulo 4); e o subnacional (triângulo 2).        

É importante a compreensão que hoje não se governa apenas com olhos no território imediato e tão pouco em dimensionar a vida social. O governo desempenha suas atribuições com influencias territorialmente diferentes e ainda com o assédio de empresas multinacionais, de bancos e especuladores bem como de inúmeras operações que estão fora do território nacional mas influenciam no modo de decisão deles.
Enquanto a resposta transacional (triângulo 1), tem sido a abertura econômica, que em outras palavras significa a quebra das regulamentações, proteções e do impulso econômico nacional. A respeito dos ataques de nível subnacional (triângulo 2), tem sido a descentralização em razão da administração nas diferentes esferas de poder: regional, municipal ou estadual. No eixo das pressões do mercado (triângulo 3), a resposta dada é a privatização. As pressões da sociedade civil (triângulo 4), com a participação.
Refletindo sua própria complexidade, a participação expandiu-se, no campo da gestão pública, tanto por pressão de grupos e de indivíduos quanto por iniciativa dos governos: tornou-se, ao mesmo tempo, uma demanda social e uma resposta governamental. (Nogueira, 2004, p.129).

3 A gestão pública na perspectiva do social
Segundo Carvalho (2014), com a constituição de 1988 o Brasil passou por enormes avanços ao se falar de políticas públicas. Esse marco histórico fundamentado em políticas de reconhecimento dos direitos de cidadania, legitimando as demandas e fundamentando as políticas públicas. A partir dos anos 90 o país viveu por um processo de institucionalização das políticas sociais e de suas formas de organização e gestão infraconstitucionais até a criação das ações públicas paramentadas ao pacto federativo e reconhecimento dos direitos dos cidadãos.
As políticas públicas podem ser definidas como conjuntos de disposições, medidas e procedimentos que definem a orientação política do Estado e regulam as atividades governamentais relacionadas às tarefas de interesse público. A Constituição de 88 estabelece um modelo de proteção social caracterizado como um sistema de seguridade social. Envolve a previdência social, a assistência social e a saúde, buscando articular os direitos contributivos e transferências de renda não contributivas vinculadas à assistência social sob a égide dos direitos sociais. Assim, a assistência social faz parte do sistema de seguridade social como política pública não contributiva. A assistência social torna-se política pública e direito de cidadania, deixando de ser ajuda ou favor ocasional e emergencial. Portanto, é exigível e reclamável.



            É, portanto, direito do cidadão e dever do Estado. Sendo assim, a assistência social experimentou grandes avanços: promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que a reconheceu como política pública de seguridade social; gestão dividida pela implantação dos conselhos e criação dos fundos de assistência social nas esferas municipal, estadual e federal; elaboração dos Planos Municipais de Assistência Social (PMAS); criação de instâncias de pactuação e realização de conferências nos três níveis governamentais. É importante ressaltar a aprovação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), posteriormente regulamentada pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que estabelece um pacto federativo para a operacionalização da PNAS.
            
4 Considerações Finais
Atualmente a definição da assistência social como política pública de direitos voltada à prevenção, proteção, inserção e promoção social, desenvolvida em conjunto com outras políticas públicas, reverte o paradigma de caráter clientelista, imediatista e assistencialista que sempre marcou essa área.
Graças a política, gestão e participação publica, por meio das políticas públicas, a seguridade social no brasil com seu sistema de garantia de direitos materializado com o tripé da seguridade: previdência social, assistência social e a saúde, ofertam a assistência social a ampliação da seguridade social brasileira, a todos os que dela necessitam, independentemente de qualquer contribuição prévia. Isso significa que qualquer cidadão tem direito aos benefícios, serviços, programas e projetos socioassistenciais sem o caráter contributivo, o que permite eliminar ou reduzir os níveis de vulnerabilidade e/ou fragilidade social.

            REFERÊNCIAS

BRASIL. Constituiçãoda República Federativa do Brasil (1988), ( Art. 196 a 200).

CARVALHO, Maria do Carmo B. Gestão social e trabalho social: desafios epercursos metodológicos. São Paulo: Cortez, 2014.

NOGUEIRA, Marco Aurélio. Um Estado para a sociedade civil: temas éticos e políticos da gestão democrática. São Paulo: Cortez, 2004. (Cap. 3).

PEREIRA, Potyara A. P. Discussões conceituais sobre política social como política pública e direito de cidadania. In. BOSCHETTI, Ivanete (Org) Políticasocial no capitalismo: tendências contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2008.

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