Discurso da colação de grau

No Comments

 

Olá “meus caros e nobres alunos”, hoje, estamos aqui para celebrar uma jornada que não foi fácil, mas que valeu cada esforço. É uma honra falar, para essa turma que conseguiu chegar até aqui, pois muitos eu conheci no momento de suas matrículas, e aqui estou eu, na conclusão dessa etapa.

Parafraseando a música A Estrada, do Cidade Negra: “Você não sabe o quanto eu caminhei, pra chegar até aqui!” Percorremos milhas e milhas antes de dormir, sem cochilar, escalamos os mais belos montes, atravessamos noites escuras e frias, choramos, mas não desistimos. Cada um de vocês tem uma história, mas todos compartilhamos o mesmo esforço silencioso que nos trouxe até este momento.

Quero agradecer sinceramente aos professores/as que lhes inspiraram, aos seus amigos que caminharam ao seu lado e às famílias que apoiaram seus entes queridos incondicionalmente. Também homenageamos aqueles que não puderam estar aqui, mas cujo legado permanece conosco.

Agora, formados, vocês entraram de vez no “ringue”. A graduação é o ingresso, o passaporte para entrar em campo. Mas o verdadeiro combate acontece no mundo do trabalho, são disputas. E quem vence são os mais preparados aqueles que treinam mais, que estudam mais, que se atualizam.

É aí que entra a pós‑graduação: a especialização, o mestrado. Não são apenas títulos, são qualificações que vão diferenciar vocês nesta nova etapa da vida profissional. Quem se aprofunda no que ama, atua de forma mais prazerosa e satisfatória, quem se prepara, quem não para de aprender, será quem fará diferença e comtemplará reconhecimentos.

Quero deixar o meu incentivo: vocês agora são graduados em nível superior tecnólogos, Licenciados e bacharéis, profissionais com formação sólida. Não há hierarquia entre os cursos, mas existe diferença na forma como vocês vão se posicionar na sociedade e no mercado.

Façam a diferença. Como profissionais, como pessoas. Que sejam referência no trabalho, na família e na sociedade. Que o seu fazer, a sua ética, o seu compromisso, sejam reconhecidos.

Parabéns, formados. Agora, comecem a pensar, o que vai ser de vocês depois da graduação? Que a pós‑graduação seja a próxima etapa consciente da sua trajetória.

Prof. Me. Moisés Vasconcelos - Assistente Social












0 comentários

Postar um comentário